quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Soldados rumo ao fronte: os alemães
Soldaten in Richtung der Stirn: die Deutschen

Soldados alemães em campo de batalha (1914)

      Finalmente chegou o dia mais esperados pelos jovens, principalmente para os alemães: após 43 anos de espera, uma guerra esta prestes a começar. Mas nada sabem aqueles que partiram para a frente de batalha (fronte) que esta luta armada entre nações teria características diferentes daquelas que eles sonhavam lutar. Seus pais e avós contavam histórias sobre a guerra entre os Prussianos e Franceses em 1871, que resultou na unificação dos reinos alemães no império Alemão (2° Reich).
      Estes jovens cresceram ouvindo e prestando atenção a cada detalhe do que ocorreu, mas não seria uma guerra que envolveria simplesmente canhões, cavalaria e infantaria. Esta luta teria um caráter sujo devido ao ambiente de luta (lama e pragas como ratos), de pouco movimentos e ânimos devido aos posicionamentos na trincheiras por dias, meses e anos. Na questão bélica, armas como metralhadoras, minas, lança-chamas, submarinos e aviões, revolucionariam as futuras guerras que resultariam em milhares de mortos.
      Vamos ver um pouco do preparo alemão, na mobilização de tropas, recrutamento e partida rumo ao fronte. Também veremos a vestimento do soldado alemão e seus equipamentos de uso na guerra, comparado ao exercito de 1871.

Mobilização

Tropas alemãs aguardam as ordens de avanço sobre a fronteira com a Bélgica
      
      Em julho de 1914 a Alemanha possuía 840.000 soldados, considerado o segundo maior exercito da Europa, ficando atrás apenas do Império Russo. Deste soldados, 655.200 eram da Prússia, 92.400 eram da Bavária, 58.800 da Saxônia, 33.600 de Württemberg (atual estado de Baden-Württemberg). O líder supremo das forças armadas alemãs era o próprio Kaiser (imperador) Guilherme II, seguido de seus generais.
      Poucos dias antes da guerra começar, a Alemanha já estava um tanto preocupada no caso de haver uma guerra, pelo fato do tesouro nacional alemão não possuir dinheiro suficiente para investir no país (melhorias), e em armas e tropas. Por isso o Kaiser Guilherme II se reuniu diante do Parlamento (conhecido como Reichstag)para fazer-lhes um pedido de crédito (dinheiro) que seria investido na guerra, o crédito foi de 1 Trilhão de Marcos.Mas é claro que o Kaiser pretendia devolver o empréstimo aos parlamentares, que por sua vez eram membros da burguesia industrial e comercial.
      O recrutamento segui a seguinte ordem: jovens entre 17 á 20  e de 39 á 45 anos se tornavam "guardas territoriais" (Landsturm), alguns entre 21 á 22 anos se tornavam "soldados permanente" (Stehendes Herr) ou membros da "reserva suplementar" (Ersatzreserve), de 23 á 27 anos eram "reservas" (Reserve), de 28 á 38 anos se tornavam membros do "exercito territorial" (Landwehr). O recrutamento aumentou rapidamente o numero de soldados alemães que lutariam na guerra.
      A mobilização começou em 1 de agosto de 1914, no qual 1.485.000 soldados alemães reunidos em Berlim (capital) marcharam (á pé) rumo a fronteira ao território da Alsácia e Lorena, que ligava a fronteira entre Alemanha, Bélgica e Luxemburgo. Destes soldados, 345.000 ficariam na defensa do território da Alsácia e Lorena, em caso a França iniciasse uma invasão á Alemanha.
      Em 3 de agosto, as tropas alemãs entraria em território belga (considerado uma nação neutra) desrespeitando a permissão de livre acesso. Neste mesmo dia a Bélgica declararia guerra a Alemanha, e a Grã-Bretanha seguindo um acordo feito coma Bélgica no século XIX, também entraria na guerra contra o Império Alemão.

O Soldado AlemãoUniforme, equipamentos e armas



Trajes alemães dos anos entre 1914 e 1915
na Primeira Guerra Mundial
      Mudou-se muito em questão de arma, equipamentos e vestuário utilizado pelos alemães desde a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) ao inicio da Primeira Guerra Mundial entre 1914-1915. Não utilizava-se mais os antigos uniforme que variavam entre azul, verde e branco, a cor utilizada agora é cinza para melhor camuflagem em terrenos escuros ou terras secas. 


      Suas bolsas não são mais pesadas pelo fato de carregarem outros uniformes de reserva e cobertores, agora que lhe fornece tudo isso é o próprio quartel de campanha, suas bolsas agora somente carregam o necessário: munição, pequenos bens de valor,equipamentos de primeiros socorros, etc. Na cabeça, utilizam o Pickelhaube (primeiro capacete confeccionado em couro, envernizado, e com ponteira) ou simplesmente um boné sem aba.
      As armas agora são os rifles K98, granadas Stielhandgranate, metralhadoras MG08, e canhões entre 72 e 303 mm. Chega dos velhos mosquetes e canhões de campo utilizados contra os franceses em 1871.
      Mais adiante, entre 1916 á 1918, muitas coisas mudaram no exercito alemão como por exemplo: o Pickelhaube sera substituído pelo capacete de aço "Stahlhelm" (Pickelhaube de uso exclusivo aos generais e membros do alto-escalão), algumas tropas utilizaram armaduras a prova de balas, surgimento da submetralhadora MP1918, e entre outras coisas, que deixarei para dizer mais adiante.....




A maioria dos dados foram obtidos no livro:

coleção Men at Arms
The German Army in World War I (1) 1914-1915
Escrito por Nigel Thomas
Ilustrações de Gerry Embleton

Para maiores informações e detalhes, o livro esta disponível (em inglês) para download no site:

Um comentário:

  1. Dieser Beitrag ist für die von exklusiveren sich meinem Blog: die Deutschen ....

    This post is for those of more exclusive viewing my blog: the Germans ....

    Esta postagem é exclusiva para aqueles de mais visualizam o meu blog: os alemães....

    ResponderExcluir