sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Soldados rumo ao fronte: os franceses
Soldats vers le front: le français

Soldados franceses em uma trincheira
em 1917

O Revanchismo entre franceses e alemães


      1 de Agosto de 1914, os franceses agora estão conscientes do risco de uma guerra contra o Império Alemão, aquela mesma nação que os humilhou em 1871 com a assinatura da rendição francesa e reconhecimento da unificação alemã assinada no Salão dos Espelhos, no Palácio de Versalhes em Paris, logo após a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871).
      Os franceses diziam pelas ruas de Paris:
      " - Esta na hora de reconquistarmos as regiões antes pertencentes a nós, este é o momento para darmos uma mão aos nossos irmãos da Alsácia e Lorena, para que assim possam se libertar da tirania do Kaiser alemão".
      O revanchismo entre franceses e alemães é datado desde a antiguidade clássica, no qual os povos da Gália (atual França) já tinham certos atritos com os povos da Germânia (atual Alemanha). Na Idade Média, principalmente no reinado de Carlos Magno, ambas as regiões foram anexadas, formando assim o Sacro Império Romano, porem mais tarde o reino foi dividido em três: Frância Ocidental (atual França), Frância Oriental (atual Alemanha) e Lotaríngia (atual norte da Itália).
      Mas a divisão deste império resultou na luta entre seus lideres pela reanexação dos territórios novamente. E por séculos os franceses estiveram sempre em conflito com os alemães, por exemplo a Guerra dos Trinta Anos, Guerra dos Sete Anos, As guerras Napoleônicas, e por fim a a luta entre a França e Prússia entre 1870 e 1871.

Mobilização para a guerra

Tropas francesa se mobilizando

      O momento mais aguardado pelos franceses estava chegando: enfim uma oportunidade de vingar a derrota de 1871 e clamar para si novamente os território de Alsácia e Lorena. Não sabe-se ao certo o numero de soldados que a França conseguiu recrutar para a guerra, mas acredita-se que o numero estava um pouco abaixo do que o obtido na Alemanha.
      O ano de 1914 foi tão agitado quanto foi a Revolução Francesa em 1789, pois o nacionalismo (luta pela nação) chegou ao extremo, pelas ruas de Paris passavam os soldados em marcha, seguidos pela fantástica cavalaria francesa que seguravam estandartes, que continham flamulas francesa que dançavam com o vento.
      A principio os soldados marchavam até as estações ferroviárias, nos quais pegariam trens rumo a frente de batalha, carregando não só combatentes, mas também canhões, armas, munições, cavalos (principal meio de transporte) e objetos de variados uso.
      Quando tudo estava pronto para a partida, o trem saia lentamente da estação no qual homens, crianças, mulheres e idosos se despediam desejando-lhes boa sorte no combate. A partida possuía um caráter triunfal, bandeiras francesas eram vistas por toda a estação, bandas musicais davam adeus ao som de "La Marseillaise" (hino francês) que invocava cada vez mais o espirito nacional,  e no rádio o presidente da época Raymond Poincaré realizava breves comentários para assim encorajar os soldados na luta.

Problema nos uniformes


      O primeiro exercito a adotar determinada cor para o uniforme de seus soldados foi a Inglaterra no século XVII, no qual os soldados deveriam usar vestimentas da cor vermelha. A França saiu em segundo lugar adotando a cor azul (simbolizando a casa real de Bourbon), que manteve-se em uso até mesmo após a monarquia, devido a comparação da cor ao poder (desde século XVI ao XIX).
      Napoleão modificou bem como os seus soldados deveriam se vestir, tanto que as cores variavam entre o azul, branco e vermelho (cores da Bandeira Francesa). Porem em comparação ao alemães, estas cores tinham um caráter de serem bem visíveis ao campo de batalha, comparado ao que ao exercito do Kaiser que agora utilizava a cor cinza (pouco mais fácil para camuflar-se em locais escuros).
      Quando os alemães encontraram pela primeira vez os franceses em campo de batalha, seus trajes eram ainda dos usados pela França em 1871: os chapéus e casacos de coloração azul escura, calças vermelhas ou de cor caqui, etc.Morreram mais franceses do que alemães no inicio da guerra devido a esse pequeno detalhe, que passou despercebido pelo governo francês.
     Mas em questão de armas os franceses estavam um tanto avançados, com suas metralhadoras Hotchkiss, fuzis Berthier e Lebel (modelos 1893), granadas Citron-Foug, e canhões de campo 75 mm (o melhor já utilizado).Com o tempo, muitas coisas mudariam no exercito francês, em questão do uso de capacetes, blindagem corporal, cor variada de uniformes, etc....
      Mas isto deixaremos para ver mais adiante.................
      


Típicos uniformes utilizados pelos franceses em 1914
A coloração azul e vermelha (ou caqui) foi a
grande preocupação do franceses


A imagem acima foi retirada do livro:

Men at arms series: The French Army 1914-1918
de Ian Sumner e Gerry Embleton

2 comentários: