domingo, 16 de setembro de 2012

Soldados Rumo ao fronte: os russos
Солдаты К лоб: русские

Tropas do Império Russo em treinamento


      Final de Julho de 1914, em socorro á Sérvia que estava sendo ameaçada por uma declaração de guerra feita pelo Império Austro-Húngaro, o Czar (Imperador) Nicolau II da Russia declarou a mobilização das tropas russas que deveriam partir rumo as fronteira do Império Alemão (Prússia Oriental) e da Áustria-Hungria.
      O Império Alemão se sentindo ameaçado na sua fronteira oriental, declarou guerra ao Império Russo em 1 de Agosto de 1914, concentrando um pequeno exercito na Prússia Oriental, pois o Kaiser sabia que os russos demorariam um tempo para conseguirem um numero razoável de soldados para uma guerra. Isso porque no inicio do século XX, a população russa era de 170.000.000 pessoas, espalhadas em 8 milhões de quilômetros quadrados do Império Russo.
      Mas primeiro, vamos entender o porque do socorro dos russos aos sérvios, sendo que a Russia se encontra á uma boa distância geograficamente da sérvia.

Um acordo de 1878



      Até 1875, o Império Turco Otomano (no qual veremos mais adiante) tinha seu domínio territorial que expandia desde a chamada Ásia Menor (atual Turquia), Oriente Médio, Algumas faixas territoriais no Norte da África, e principalmente nos Bálcãs. Porem em 1876, alguns principados de domínio turco-otomano como Sérvia, Montenegro e Romênia teriam se revoltado, iniciando uma série de conflitos contra seus conquistadores, que lhes permitiu a independência em 1878.

      Mas esta independência somente foi conquistada devido a interferência do império Russo e Austro-Húngaro no conflito contra o Império turco-Otomano. Os russos somente se interferiram no conflito com intenção de livrar os Bálcãs dos turcos, e assim expandir seu território até a região e obter acesso ao Mar Mediterrâneo, e a Áustria-Hungria com acordos secretos com o Czar russo, pretendia obter uma fatia da península (Bálcãs).
     Em 3 de março de 1878, o Império Turco-Otomano reconhece a independência da Sérvia, 
Montenegro, Romênia e autonomia por parte da Bulgária , após assinar o Tratado de Santo Estêvão que pôs fim a guerra entre turcos e russos.

     A Áustria-Hungria fracassou no conflito devido aos suas frustradas operações militares, e a Russia que saiu vitoriosa não pode conquistar os Bálcãs, devido a ameaçada das potências como França e Grã-Bretanha lhe declararem guerra. A unica coisa que a Russia conseguiu foi um acordo de auxilio de ajuda em caso de guerra, e influência cultural na região. 

Caso de Família


Jorge V (Grã-bretanha), Guilherme II (Alemanha) e Nicolau II (Russia)

      Como na postagem anterior (Soldados rumo ao fronte: os britânicos), o Kaiser Guilherme II do Império Alemão era primo do Rei Jorge V do Reino Unido, que por coincidência eram também primos do Czar Nicolau II da Russia, isso porque seus mães eram irmãs (filhas da rainha Vitória do Reino Unido). Alguns costumam dizer que a Primeira Guerra Mundial foi um conflito entre primos.
      Dizem que o Kaiser Guilherme II se correspondeu com o Czar Nicolau II, com intenção de se evitar a guerra, tentando convencer a Russia a deixar a Sérvia de lado contra a Áustria-Hungria, e se em caso fizesse isso, o Império Alemão não se interveria no conflito.
      Mas como os imperadores não governam sozinhos, pois vivem rodeados de ministros que os lembram a todos os momentos dos antigos pactos feitos por seus antecessores governamentais com outros países, o único jeito é aceitar as suas opiniões para assim não demonstrar ao povo, que seu soberano obedece ordens de outro país. As correspondências trocadas entre eles não adiantou nada, foi declarado guerra do mesmo jeito.

Atraso militar russo

      
      Embora o numero de soldados fosse grande no Império Russo (devido a sua extensão geográfica), seu exercito estava um tanto atrasado em questão de armas, isso devido ao regime semi-feudal absolutista adotado pelo Czar para governar o pais, tornou a Russia um país agrário (89 % da população era camponesa) e sofreu apenas uma pequena influencia industrial.
      O único armamento moderno obtido no arsenal russo foi vendido pelos britânicos, franceses e alemães ao Czar que pretendia tornar o seu exercito um dos mais poderosos que a Europa já viu. Mas nada adiantou, principalmente na fracassada luta dos russos na Guerra Russo-Japonesa 91914-1905), no qual a Russia saiu derrotada pelos exércitos e marinha do Japão (pela primeira vez uma nação oriental vence a européia).
      A partir dai o constrangimento tomou conta das forças armadas do Czar, que passariam a organizar protestos por melhorias, que resultariam no apoio as idéias comunistas influenciadas por Vladimir Ilitch ou mais conhecido como Lenin, que aproveitou o apoio militar no golpe de derrubaria o Czar da Russia em 1917.

Desenho japonês representando a derrota russa na Guerra Russo Japonesa (1914-1915)

Soldado russo: uniforme


      O exercito russo não sé dependia da infantaria, mas também de um bom corpo de artilharia ,e a obrigatoriedade do uso da cavalaria, já estava obsoleta para uma guerra de metralhadoras, granadas e trincheiras.
      Uma das unidades mais famosa das forças armadas russa eram os cossacos, conhecidos como a guarda pessoal do Czar, caracterizados por homens cujo cabela, barba e bigode são compridos, alguns os descrevem como horríveis com seus olhos esbugalhados e dentes amarelados, cujas roupas eram pesadas. Tinham a função de andar a cavalo, armados com espadas ou lanças ,e armas de fogo como rifles e revolveres.
      A infantaria russa se destacava com sues uniformes de coloração beje ou verde grama, para assim melhor camuflagem das unidades em combates, pois no fronte oriental (frente de Batalha na Russia)houve pequenas ações de trincheiras, cabendo aos russos combates abertos em campos de batalha.
      Suas armas eram fuzis Mosin-Nagant modelo 1891, revolveres Nagant Obrazets 1895 ou Mauser C96 (alemã), granadas Mills (fabricação britânica), auxiliados por metralhadoras Maxim-Sokolov e carros blindados Austin Série 1 (fabricação britânica).
      Mas devido ao pouco preparo das tropas, a Russia foi a nação que mais saiu prejudicada na Primeira Guerra Mundial, devido ao grande numero de seus soldados mortos os capturados, que permitiu aos alemães o livre acesso ao território russo sem encontrar uma unica grande resistência por parte de seus militares. O Império Austro-Húngaro foia a unica nação que permitiu aos russos algumas grandes vitórias.
      Embora a Russia venha a sair da Grande Guerra em 1917 devido a revolução bolchevique (no qual a Russia saiu como derrotada perante a Alemanha e Áustria-Hungria), levara um tempo para que seus soldados adotem equipamentos modernos como mascaras contra gases, capacetes, lança-chamas, protetores corporais a prova de balas, etc.Mas isso veremos com o decorrer das postagens..............
Infantaria russa



Cossacos russos










     























Mais informações nos livros:

Men at Arms séries: The Russian Army 1914-1918
Escrito por Nik Cornish e ilustrado por Andrei Karachtchouk

Men at Arms séries: The Russo-Japonese War 1904-1905
Escrito por Alexei Ivanov & Philip Jowett e ilustrado por Andrei Karachtchouk


Nenhum comentário:

Postar um comentário